Moda: texturas para inverno e verão

Os movimentos étnico-folclóricos seguem influenciando a moda das ruas nesta e na próxima temporada. Nesta pegada, as texturas ganham força, especialmente quando remetem aos materiais naturais e rústicos, como nobuk, camurça e camurção

Em roupas e calçados, vale investir em franjas, tramas, pespontos, costuras aparentes e detalhes de estilo, incluindo bordados, crochês e cordoarias. O boho é uma das vertentes desta miscelânea sensorial, trazendo à tona os aclamados tons terrosos, jeans e as nuances mais cruas. Mas não se engane – o mood é muito mais despojado e cool do que dita a cartilha western que esteve com tudo até agora.

franjas na modatexturas na moda

Nas passarelas internacionais, grifes como Anna Sui, Tory Burch e Gucci já exploram ao extremo estas referências. No inverno 2019, o destaque fica por conta do apelo de cores, aplicado sobre esta identidade mais roots. Vemos roxos, azuis, verdes e muitos amarelos pincelados entre as criações fashion para mulheres e homens.

Outro ponto que chama atenção é o brilho intenso, que vem não mais guiado pelo glitter, mas pelo efeito metálico. O dourado volta a iluminar a cena, roubando um espaço dominado por muito tempo pelo prata. Néon de todas as cores estão permitidos na cartela da estação fria, espalhando sua veia oitentista até as primeiras apostas para o verão 2020.

Propostas desconstruídas

Se até Oscar de la Renta se jogou nos detalhes de pegada country para sua moda festa, não seria difícil perceber este traço em etiquetas menos clássicas, como Balmain, Coach e Prabal Gurung. Segundo análise do ModaInfo, do Senai, o slow fashion é um dos pontos de conexão com esta chuva de aplicações.

aplicações na modamoda desconstruída

Isso porque, o comportamento de consumo está em plena transformação, dando abertura a movimentos conscientes sobre a produção de roupas e demais artigos de moda. Em outras palavras, o conceito de luxo segue sua marcha em direção ao sustentável. Trabalhos manuais aparecem como alternativa à confecção em grandes escalas, que, por sua vez, desenha um círculo virtuoso de reaproveitamento e reciclagem de materiais. Durável, bem acabado e cheio de estilo.

Vai aderir à moda? Confira soluções para manter suas peças em nobuk e camurça como novas por muito mais tempo!

Fotos: reprodução