Nossa paixão pelos calçados vai muito além da estética. Como você já sabe, a Palterm é a marca especialista em produtos para tornar o seu calce perfeito, seja pelo conforto, pelo ajuste de aspectos anatômicos ou pela melhor conservação das suas peças. E, para ir além, compartilharmos aqui informações e dicas sobre este item indispensável no dia a dia.
A seguir, confira um glossário, que organizamos a partir das informações do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), e fique por dentro do que envolve a sua construção e visual.
Alma: posicionada no centro da palmilha, em material resistente, como aço ou plástico, garante firmeza à estrutura na planta do pé.
Atacador: cadarço.
Barbicacho: também chamado de chicote, é um enfeite que se caracteriza por várias tiras finas presas em uma das extremidades.
Biqueira: parte da frente do cabedal. Também chamada de bico.
Cabedal: é a parte superior do calçado, em cima do solado. Ele envolve e protege os pés, podendo ter várias peças, acessórios e enfeites.
Cano: extensão do calçado, que pode envolver do calcanhar até a coxa.
Caixa alta: também chamada de banda larga, é um revestimento lateral que envolve o solado e alguns milímetros do cabedal em calçados casuais e esportivos.
Construção: junção das peças que formam a estrutura que une o solado ao cabedal.
Contraforte: dá forma ao traseiro do calçado, além de manter a estabilidade dos pés ao andar. Está posicionado entre o forro e o cabedal.
Costuras: para unir partes ou enfeitar, são pontos alinhavados à máquina ou à mão.
Couraça: posicionada na frente do calçado, entre o forro e o cabedal, mantém a forma do bico inalterada, protegendo os dedos.
Entressola: peça colada entre a sola e a palmilha de montagem, para trazer mais conforto no calçar.
Forma: é o molde, a base da criação do calçado.
Forro: material que reveste o calçado por dentro, ficando em contato direto com a pele.
Gáspea: parte de cima do cabedal, que vai dos dedos ao peito do pé.
Laterais: partes que estão dos lados no cabedal.
Metais: peças em variados componentes metálicos, com ou sem banho, usados para enfeite ou mesmo para juntas peças ou tiras do cabedal. Entre eles, podemos citar as tachas, ilhoses, rebites e fivelas.
Palmilha: peça que vai dentro do calçado, servindo como apoio e elemento de conforto aos pés.
Palmilha de montagem: lâmina que vai sobre o solado, na planta da forma.
Reforço: como o nome indica, é uma aplicação extra de material, utilizada para reforçar a estrutura, em variadas partes do calçado.
Salto: peça fixada à sola, na área do calcanhar, para dar altura ou estabilidade à peça.
Sola: parte de baixo do calçado, que fica em contato com o solo.
Solado: conjunto de peças da parte inferior do calçado.
Tacão: peça fixada na parte de baixo do salto, para protege-lo do atrito com o solo.
Traseiro: a parte de trás, que envolve a região do calcanhar.
Vira: tira costurada na sola e na palmilha de montagem, para unir as duas partes. Também usada como acabamento, em alguns tipos de fabricação, colada sobre a extremidade do solado.